Clister Opaco

O QUE É?

É um exame de raio X especial, que permite avaliação da anatomia do intestino grosso, através da administração de contrate com bário ou iodado pelo reto, por uma sonda, com posteriores exposições radiográficas em algumas posições específicas.

COMO E FEITO?

O contraste é colocado pelo reto por uma sonda para avaliação do intestino grosso. Durante esta administração sentirá uma cólica moderada, avise se se tornar intensa, mas é de extrema importância que prenda o contraste e não o deixe sair pelo ânus, na fase inicial será colocado o contraste dependendo da indicação logo após, um pouco de ar para distender melhor as alças do intestino grosso e visibilizar melhor as estruturas.

PARA QUE SERVE:

Serve para avaliar o intestino grosso, para complementar estudos por reto-sigmóidoscopia; para quantificar alterações de doença diverticular de cólon, pré-cirurgia de ressecção; avaliação pré-reconstrução de transito do cólon pós colectomia e colostomia; diagnóstico e quantificação de acometimento de aganglionose colônica (constipação crônica em crianças); redução de invaginação intestinal, dentre outros.

PREPARO:

CRIANÇAS – Beber bastante líquido (água/suco), evitar alimentos com fibra. Jejum não necessário.
ADULTO – Ante-véspera do exame: Evitar alimentos com fibras (verduras e carnes). Véspera do exame: Tomar 4 comprimidos de Dulcolax às 12:00 h. Em caso de apresentar prisão de ventre, pode-se associar o laxante que estiver acostumado. Ingerir líquidos em grande quantidade diariamente, preferencialmente água, mais de 2 lt/dia por 72 h antes da data do exame, exceto se tiver distúrbio renal ou restrição médica de ingestão líquida; Pode fazer a ingestão de medicamentos no dia do exame normalmente e nos dias anteriores a data do exame; Trazer uma roupa extra para as crianças;

ORIENTAÇÕES PRÉ E PÓS EXAME:

Pré Exame:
No dia do exame, vá com roupas leves, sem material metálico. Avise caso possuir alergias e se houver risco de gravidez.

Pós Exame:
Depois de algum tempo, as fezes irão sair brancas, e o bário, pode determinar retenção de fezes, por isto deve-se aumentar a ingesta hídrica e evitar alimentos que em geral, podem determinar constipação (maça, banana, …) e aumentar ingesta de alimentos que aumentem a velocidade do transito intestinal, como laranja, ameixa e etc. Se houver dificuldade de liberação de fezes, procurar serviço de urgência.

INFORMAÇÕES IMPORTANTES:

Exame realizado com horário marcado;
Chegar com 30 minutos de antecedência;
Trazer pedido médico e documento de identidade original;
Mantenha o uso dos medicamentos prescrito por seu médico;
Caso possua, traga exames anteriores relacionado ao procedimento a ser realizado.