O QUE É?
O Raio-x é o exame de imagem mais comum e estuda ossos e musculatura, permitindo observar órgãos como intestinos e pulmões.
No Raio-X de Sialografia (por glândula), combinamos técnicas de Raio-X com aplicação de contraste, que permite estudar em detalhes as glândulas salivares, auxiliando no diagnóstico de tumores e obstruções.
O exame estuda ambas as glândulas salivares ou apenas uma.
COMO E FEITO?
Para a realização do Raio-X de Sialografia (por glândula), o paciente recebe aplicação de contraste, que permite melhor visualização da glândula e dos ductos salivares.
Em seguida, é encaminhado para o Raio-X, que emite um feixe de partículas que atravessam o corpo em diferentes velocidades e com maior ou menor facilidade. O feixe de partículas deixa impressões em uma chapa, resultando numa “fotografia” das estruturas.
O osso ganha determinada impressão, enquanto tecidos moles e conteúdo líquido geram outras marcas, permitindo visualizar seu interior.
PARA QUE SERVE:
Com este exame estudamos as glândulas salivares observando a presença de tumores e cálculos, obstruções e estreitamentos que acometem os ductos, impedindo a produção normal de saliva.
PREPARO:
A sialografia requer uma preparação mínima. Nas três horas que antecedem exame, não devem ser ingeridos alimentos. É muito importante um reforço da higiene oral nas 24h anteriores (escovagem dos dentes/próteses e bochechos com elixir).
ORIENTAÇÕES PRÉ E PÓS EXAME:
Pré exame:
Pós exame:
INFORMAÇÕES IMPORTANTES:
Necessário pedido médico;
Exame realizado com horário marcado;
Chegar com 30 minutos de antecedência;
Trazer pedido médico e documento de identidade original;
Mantenha o uso dos medicamentos prescrito por seu médico;
Caso possua, traga exames anteriores relacionado ao procedimento a ser realizado.