O QUE É?
É um exame de raio X dinâmico, que permite avaliar o processo de deglutição do paciente, ou seja, a passagem de líquidos e alimentos com contraste, enquanto este engole, possibilitando a avaliação de estruturas anatômicas do trato digestivo superior, notadamente da boca, faringe, esôfago e todo o processo de deglutição.
COMO E FEITO?
O paciente engole alimentos de diferentes estados de solidez com contraste, sob a monitorização de um aparelho de raio X, que faz um vídeo, sendo desta forma possível avaliar toda a função e anatomia de todas as estruturas envolvidas no processo.
PARA QUE SERVE?
Para avaliar pacientes com dificuldade ou dor no processo de deglutição ou disfagia. Geralmente pacientes com sequela de algum acometimento cerebral (secundário a traumatismo, derrame ou alguma doença degenerativa cerebral) ou outro tipo de acometimento que possa determinar alteração do processo de deglutição. O resultado deste exame possibilita com muito mais tranquilidade, entender e orientar o tratamento assim como avaliar a possibilidade e riscos de retornar ou continuar a dieta oral para estes pacientes.
PREPARO:
Neonatos – Não alimentar ao chegar no local do exame;
Crianças – Não ingerir alimentos ao chegar no local do exame;
Adultos – 2 horas de jejum, alimentação leve no dia anterior;
Trazer uma roupa extra para as crianças;
Trazer mamadeira (neonatos) ou copo com bico (crianças).
ORIENTAÇÕES PRÉ E PÓS EXAME:
Pré Exame:
No dia do exame, vá com roupas leves, sem material metálico. Avise caso possuir alergias e se houver risco de gravidez.
Pós Exame:
Depois de algum tempo, as fezes irão sair brancas, e o bário, pode determinar retenção de fezes, por isto deve-se aumentar a ingesta hídrica e evitar alimentos que em geral, podem determinar constipação (maça, banana, …) e aumentar ingesta de alimentos que aumentem a velocidade do transito intestinal, como laranja, ameixa e etc. Se houver dificuldade de liberação de fezes, procurar serviço de urgência.
INFORMAÇÕES IMPORTANTES:
Exame realizado com horário marcado;
Chegar com 30 minutos de antecedência;
Trazer pedido médico e documento de identidade original;
Mantenha o uso dos medicamentos prescrito por seu médico;
Caso possua, traga exames anteriores relacionado ao procedimento a ser realizado.